quarta-feira, 18 de julho de 2007

Publicidade

Impingir é uma palavra que mesmo que não muito usada no marketing, tem nesse tópico presença garantida. Nos restaurantes mais chiques (não tão chiques como os onde os garçons comem caviar nas pausas, mas mais chiques do que os onde as garçonetes acompanham os clientes nos shots), antes de chegar o pedido, o cliente é bombardeado com aperitivos mais elaborados, como travessas com marisco triturado e misturado com molhos, assim como os tradicionais rissóis e outros fritos. Se o cliente disser que não quer ou perguntar o preço parecerá pobre ou sovina, se comer arriscar-se-à a gastar mais pelo risco do que pelo pedido. Esta forma de marketing funciona mas deixa o cliente numa situação de merda, a menos que ele se esteja a cagar para o ser visto como pobre ou rico, mas aqui a mensagem é: "ou pagas ou ficas na merda".

Tudo bem que a conceito de ética é relativo mas, assistir a publicidades como da "Huggies","Brise Toque & Fresh" ou "Agros - Iogurtes Biológicos", a constatar que nem todas as pessoas são íntegras e nem todos os pais deviam poder ter filhos sem que provassem que tinham capacidades para os educar.

Na última publicidade que vi:

da "Huggies" havia uma criança com uma fralda normal que ia para a água e se molhava, encharcando a fralda, enquanto as outras brincavam alegremente com as suas cuecas "Huggies" mais invulneráveis à água que as do Super Homem.

do "Brise Toque & Fresh" exibia uma criança que estava a levar com o cheiro da sua merda e que se levantou da sanita pegou num papel e escreveu algo do género "Acabou o Brise Toque & Fresh" e ainda a passou por de baixo da porta para a mãe saber o facto de antemão (ou pelo menos é o que a publicidade leva a crer que aconteceu)

da "Agros Iogurtes Biológicos" pude ver um grupo de crianças sentadas na relva a ensinar à população mais crescida os benefícios dos Iogurtes Naturais. No fim da publicidade uma voz lembra que as crianças sabem o que é bom e não sei quê.

Basicamente crianças são usadas para propagar mensagens de marketing, na maior parte das vezes enganosas, para levar outras crianças a pedir aos pais para lhes comprarem o produto exibido.

Eu não tenho filhos, ainda, mas garanto-vos que nunca e por dinheiro nenhum iria pôr um filho meu numa merda destas e que me mete nojo quem o faz. Em vez de trabalharem mais para ganhar dinheiro honestamente metem um filho a fazer trabalho para uns porcos de merda que eram capaz de vender as suas mães desde que fosse a pronto.

E as crianças não "sabem o que é bom", pois, se soubessem, eu e todos vós não nos tínhamos farto de ouvir: "não mexas nisso que é cáca" ou o que quer que vos fosse dito quando tentassem pegar em qualquer merda que estivesse no chão.

15 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te dum aquele o das dodot kandoo, mas está muito fixe

Anónimo disse...

Certamente não farias um anúncio a fraldas sem crianças...

umSerRacional disse...

Usar crianças em publicidade é uma coisa, outra é usá-las para manipular outras crianças através de meios enganosos

Anónimo disse...

Que meio enganoso?
É claro que em qualquer anúncio temos de superiorizar o nosso producto face aos da concorrência. É terrivelmente óbvio.

É claro que a coisa do "as crianças é que sabem" é conversa. Mas só compras se quiseres. Se gostares, compras mais, se não gostares, não compras mais. Assim funciona o mercado livre.

umSerRacional disse...

Eu disse que as "crianças são usadas para propagar mensagens de marketing, na maior parte das vezes enganosas". Não me estava a referir a nenhuma das publicidades no artigo, mas não te preocupes que num próximo artigo mostro o que quero dizer.

umSerRacional disse...

Ah e "mercado livre" não implica liberdade para tentar controlar as mentes de crianças, ou vais me dizer que nas publicidades da Agros e da Brise as crianças não são um alvo óbvio da publicidade?

Anónimo disse...

Sim, as crianças são bem capazes de serem os alvos. Mas que mal tem isso?
"Controlar as mentes de crianças"? Ena, isso é muito "teoria da conspiração". As caixas das bonecas para raparigas costumam ser cor-de-rosa, com o mesmo efeito que a publicidade dirigida a crianças. Será controlo da mente? É negócio pá.

umSerRacional disse...

Que mal isso tem? Que eu saiba as crianças não são responsáveis por si próprias, se uma criança fizer merda não vai presa, se uma criança for violada a moldura penal do crime é maior. Sabes o que isto quer dizer, que as crianças são susceptiveis e que devem ser protegidas, não que se lhes deve direccionar campanhas, para as levar a pedir aos pais para eles estoiraram dinheiro para encher o bolso aos vendedores sem carácter.

Anónimo disse...

Elas podem pedir o que quiserem. Cabe aos pais saberem o que é melhor para elas e se lhes devem fazer a vontade ou não.

umSerRacional disse...

Bem já deixaste expressa a tua opinião de merda, e já mostraste que se tiveres ou quando tiveres filhos és ou vais ser um pai de merda já que apoias quem os tenta incentivar a algo só para ganhar dinheiro. Volta sempre.

Anónimo disse...

Ui, esse comentário não foi nada racional. Foi até bastante emotivo.
Eu disse que deixaria os meus filhos comprar o que quisessem? Acho que não.

"quem os tenta incentivar a algo só para ganhar dinheiro"
Se tivesses uma loja ou mesmo uma empresa de venda de produtos, não tentarias incentivar a compra, só para ganhares dinheiro?
Ganhar dinheiro? Depende de como o fizerem. Não acho mal ganhar dinheiro por um anúncio de fraldas como o que descreveste. Eles vendem fraldas, o consumidor compra. Todos ganham.

umSerRacional disse...

incentivar a comprar, é diferente de incentivar crianças a comprar, o que eu acho recriminável. Se eu tivesse "uma loja ou mesmo uma empresa de venda de produtos" incentivaria os pais a comprar mostrando-lhe as vantagens que os seus filhos teriam, não tentaria incentivar as crianças. Incentivar crianças é fácil, e homens dignos não incentivam crianças com o intuito de ganhar dinheiro.

umSerRacional disse...

Deixo-te um exercício. Imagina alguém que conheças que seja uma pessoa digna (o teu pai, ou avô, por exemplo e talvez) a engendrar uma maneira de convencer crianças a comprar-lhe produtos e vê se não fica estranho.

Anónimo disse...

Sim certo. Mas não se pode esperar muita dignidade no mundo da publicidade. Há anúncios piores decerteza, e hão de aparecer piores. Vamos ficando atentos.

umSerRacional disse...

"Sim certo. Mas não se pode esperar muita dignidade no mundo da publicidade"
Mas podemos pelo menos tentar combater a falta de dignidade.

"Vamos ficando atentos."
Não tenhas dúvidas.