quinta-feira, 19 de julho de 2007

Publicidade 2

A fruta faz bem? sim.
Incentivar o consumo de fruta, através da tentativa de criação de um "Dia da Fruta" é louvável? Sim.
Fazê-lo através de campanhas de marketing associadas a uma marca? Condenável.

A Compal, tentando mostrar-se preocupada com a saúde do consumidor, tem andando a tentar promover o consumo da fruta. Mas será que eles se preocupam com o consumidor? Dúvido, e mesmo que se preocupassem a verdade é que campanhas como o "Dia da Fruta" trazem vantagens publicitárias para a Compal, o que é o mesmo que dizer que eles ganham alguma coisa com esta propaganda, o que faz da propaganda uma merda.

Visitando o site www.diadafruta.pt temos acesso a um formulário onde os nossos dados são pedidos para serem anexados a uma petição com o intuito de criar o "Dia da Fruta". Mas é só para isso que os dados são requeridos? Não. Se clicares em "Aviso Legal" que por coincidência é o texto do site com letras de menores dimensões poderás ler o seguinte:



Preocupação com o consumidor. Com qual parte do consumidor? Com a carteira.

5 comentários:

Anónimo disse...

e terao conseguido levar o dia da fruta avante?

Anónimo disse...

Segundo os últimos anúncios, em que diziam, sobre o dia da fruta: "Agora graças a si vai haver. Obrigado". Por isso parece-me que vai haver :\
Enfim, saiu-lhes a sorte grande. Foi de facto uma ideia genial, e o pessoal foi atrás da coisa. Espero é que não se torne o dia da Compal.

Estou a ver que tens um certo problema com publicidade:
"eles ganham alguma coisa com esta propaganda, o que faz da propaganda uma merda"
É para isso que serve a publicidade. Para se ganhar alguma coisa. A coisa em si nem é desleal, nem desagradável, nem enganosa, nem indecente, etc...
Eu não assinei uma coisa daquelas que já se sabe qual é a finalidade, mas mal não nos vai fazer (em principio).
A não ser que o teu inimigo seja o capitalismo e a exploração do povo pelo patronato imperialista.

umSerRacional disse...

"Estou a ver que tens um certo problema com publicidade"
Não com todas, mas com bastantes.

"É para isso que serve a publicidade"
Sim, mas eu não me estou a queixar da publicidade em geral, mas sim de uma que supostamente foi feita com base na preocupação pelo consumidor, o que é uma grande aldrabice.

E não, o "capitalismo" não é o meu inimigo.

Anónimo disse...

"E não, o "capitalismo" não é o meu inimigo."
Ah pronto. Assim está bem :)

É claro que a coisa do dia da fruta é uma granda conversa.
Mas realmente ainda não tinha visto ninguém escrever sobre o assunto. Foi bem. ;)

E já se estaria a ver que quem assinasse levaria com publicidade no email. É bem feita hehe

umSerRacional disse...

"É claro que a coisa do dia da fruta é uma granda conversa."

Infelizmente, nem toda gente vê isso.